29 de out de 2013

MATERIAL PARA ESTUDO - BIBLIOGRAFIA DO CONCURSO PARA EDUCADOR/DOCENTE

ESTAMOS REALIZANDO O CURSO PARA AS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS E LEGISLAÇÃO AOS SÁBADOS DAS 8H ÀS 17H NA DIRETORIA DE ENSINO.

OS ASSOCIADOS DEVIDAMENTE INSCRITOS, ESTÃO RECEBENDO MATERIAL A CADA AULA.

ABAIXO ESTAMOS DISPONIBILIZANDO AS RESENHAS / TEXTOS / LEGISLAÇÃO. AOS ASSOCIADOS. 



EDUCADOR / DOCENTE

·                      (EDUCADOR) BRASIL CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL – 1988. (Artigos 5º, 6º; 205 a 214)


·                     (EDUCADOR) BRASIL LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança do Adolescente – ECA (Artigos 1º a 6º; 15 a 18; 60 a 69)


·                     (EDUCADOR) BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB


·                     (EDUCADOR) SÃO PAULO. DECRETO Nº 55.588, DE 17 DE MARÇO DE 2010. Dispõe sobre o tratamento nominal das pessoas transexuais e travestis nos órgãos públicos do Estado de São Paulo e dá providências correlatas


·                      (EDUCADOR) CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: Fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011.


·                     (EDUCADOR) LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992.


·                      (EDUCADOR) MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro, UNESCO/Cortez Editora, cap. III e IV, p. 47-78, e cp. VI, 93-104, 2000.
http://youtu.be/ptITr1Zl9UQ



·                     (EDUCADOR) RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011.


·                      (EDUCADOR) SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas; Autores Associados, 2010.


·                     (EDUCADOR) BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (anexo o Parecer CNE/CP nº 3/2004);


·                     (DOCENTE) MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79. Agosto/2002, p. 15-38.

·                      (EDUCADOR) LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar, 22. ed., São Paulo: Cortez Editora, 2011.

·                     (EDUCADOR) FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários  à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

·                      (EDUCADOR) FREITAS, Luiz Carlos de. Eliminação Adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28. n.100 – Especial, p.965-987, out. 2007.


·                     (EDUCADOR) BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 30 DE MAIO DE 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (anexo o Parecer CNE/CP nº 8/2012)
https://drive.google.com/file/d/0B_DVk_bTBB1ATTdzNHVTNlRvQ2s/edit?usp=sharing

·                      (DOCENTE) SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004.

·                     (DOCENTE) FREURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: Editora DPA, 2003.


·                     (EDUCADOR) SÃO PAULO. DELIBERAÇÃO CEE Nº 9/97. Institui, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, o regime de progressão continuada no ensino fundamental. (Indicação CEE nº 8/97 anexa)

·                     (EDUCADOR) SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação. São Paulo: SE, 2012, p. 7-20.
Disponível em: \<http://www.rededosaber. sp.gov.br/portais/EnsinoFundCicloII/Materiais/tabid/1044/ Default.aspx \> Acesso em: 18 jul.2013.

·                     (EDUCADOR) BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (anexo o Parecer CNE/CEB nº 7/2010)


·                      (DOCENTE) TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2005.

·                     (DOCENTE) ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia; SILVA, Lorena Bernadete. Juventudes e sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil, 2004.
Disponível em: \<http://unesdoc.unesco.org/ images/0013/001339/133977por.pdf\> Acesso em: 05 jul. 2013.


·                      (EDUCADOR) TEIXEIRA, Anísio. A escola pública universal e gratuita. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.26, n.64, out./dez. 1956. p.3-27.

·                     (EDUCADOR) GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2001.


·                     (EDUCADOR) BRASIL Secretaria de Educação Especial. Politica Nacional de Educação Especial na perpextiva da educação inclusiva. Brasilia, MEC/SEESP, 2008
TEXTO NA ÍNTEGRA -


·                     (EDUCADOR) CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva com os Pingos nos Is. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

·                     (EDUCADOR) BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.


·                     (EDUCADOR) SACRISTÀN, J. Gimeno; PÉREZ GOMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2000.


·                     (DOCENTE) ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.




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